A importância da Inovação

Walmart - Empresa lidera movimento pelo desenvolvimento da mulher

Pacto multissetorial estabelece metas em prol do equilíbrio de gênero na economia brasileira
Marcos Samaha, presidente do Walmart Brasil

As mulheres são mais produtivas, têm mais tempo de estudos e representam 43% da força de trabalho do Brasil. Apesar disso, elas têm salários mais baixos e ocupam menos cargos de liderança. Com a proposta de dar poder à mulher no mercado de trabalho no Brasil e mudar esta realidade, o Walmart e mais de 50 organizações – entre empresas privadas, públicas e ONGs – lançaram do fim de 2011 uma iniciativa inédita no Brasil, o Movimento Empresarial pelo Desenvolvimento Econômico da Mulher. A ação, que tem o apoio da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, do Instituto Ethos, do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (Cebds) e da ONU Mulheres, baseia-se nos Princípios de Empoderamento das Mulheres.
O movimento, denominado “+ Mulher 360”, propõe uma visão abrangente da realidade feminina dentro das companhias, nas cadeias de suprimentos e nas comunidades. O objetivo é articular e mobilizar o setor produtivo para ações coordenadas e de impacto que contribuam para transformar a vida das mulheres, fundamentado em quatro pilares estratégicos: dentro das empresas, nas cadeias de suprimentos, com inclusão social, e com a comunicação.
“Estudos comprovam que companhias com mais mulheres em cargos de liderança têm melhores resultados financeiros. Conversamos com diversas empresas, discutimos e traçamos compromissos em conjunto para garantir o resultado das ações em todos os níveis”, diz Marcos Samaha, presidente do Walmart Brasil.
As empresas podem participar como parceiras, assumindo os compromissos propostos; como apoiadoras, caso das entidades governamentais, influenciando políticas públicas; ou ainda como colaboradoras. O meio acadêmico e as ONGs oferecem suporte conceitual e técnico às empresas participantes. Já fazem parte do movimento mais de 30 companhias, sendo 70% ligadas ao varejo e 30% de outros setores da economia.
Para garantir a troca de informações e o acompanhamento por parte de todos os integrantes do movimento, foi criado o portal de conteúdo www.movimentomulher360.com.brcom atualizações, materiais de referência relevantes, além de informações sobre a atuação das mulheres na sociedade
fonte: Revista Negócios PE 27.03.2014

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